terça-feira, 20 de abril de 2010

Etapa 1 - St Jean Pied Port - Pirineus - Roncesvalles - 20/04/2010 - terça-feira - 25,7 KM

Chegamos a Saint Jean Pied Port todos e tudo bem.

Saimos as 7 da manha, 2 da manha no brasil (peregrino acorda bem cedo), escuro, mas o sol começando a sair, as ruas vazias e alguns bares abrindo por causa dos peregrinos, estou um pouco confuso, todos dizem para seguir as setas amarelas , mas não enxergo nenhuma, não aprendi a procurar e a ansiedade ajuda um monte. Vamos seguir a turma.

Saimos devagar e olhando as placas, aos poucos vamos se familiarizando com os nomes e finalmente encontramos algumas setas amarelas, realmente elas podem estar em qualquer lugar, nas cercas, árvores, nas calçadas ou na rua mesmo.

Pensei que teríamos mais companhia de peregrinos, estamos praticamente sozinhos mas e só o primeiro dia.

Começamos a subida e o sol vem forte, estrada de asfalto estreita e nenhum sinal da chuva de ontem, o corpo começa a aquecer e lá se vai o primeiro agasalho molhado de suor, isso que não fiz 5 km ainda. Começam a aparecer mais peregrinos, e alguns no sentido contrário, eram três moças que erraram o desvio (brasileiras).

E continuamos subindo, alguns franceses passam por nós como tratores, nem pensar em acompanhar. Depois de uma trilha forte de chão e pedras, voltamos ao asfalto e chegamos no Albergue de Orisson, bocatilhos, leite e descanso, esta vista com sol e neblina dá vontade de ficar por aqui mesmo.

O tempo foi melhorando e foi um caso a parte, de neblina e frio, um dia limpo com sol e calor, as fotos ficaram fantásticas.  No alto a subida ficou mais fácil e começou a aparecer muitos peregrinos de todas as nações, seguimos até onde começa um desvio do asfalto para uma trilha de chão, até agora era uma estrada estreita de asfalto, paramos para mais um descanso e lanche, conhecemos um alemão de 83 anos que estava vindo da Alemanha sozinho. Apreciamos a paisagem com neve nos montes no horizonte. O Ildo aproveitou e plantou o primeiro pinhão do caminho, seguimos a trilha pelo meio dos morros, encontramos uma fonte, a placa que faltavam só 765 km para Santiago e a divisa da França e Espanha.

Seguimos pelo meio de uma floresta muito bonita e encontramos neve acumulada ao lado das trilhas, o caminho forrado de folhas secas, parecia aquelas paisagens de revista, e eu aqui, sensação maravilhosa. Mais alguns quilômetros e quando parecia que a subida não acabaria mais, e não acabava, chegamos do outro lado e pudemos ver a Espanha do alto. Começamos a descida por muitas árvores secas se não fosse algumas placas ficaríamos perdidos, pois tudo parecia igual e não se notava alguma trilha.


Chegamos as 15 horas em rocesvalles (10 da manha no brasil), esperamos o albergue abrir, entrar na fila do chuveiro e depois vou jantar e descansar, aproveitei para usar a net por 20 minutos que o tempo de 1 euro.

Primeiro dia, depois de uma subida terrível no início que não acabava mais, ansiedade pesando também, paisagens espetaculares, tudo como imaginei e se concretizando, uma descida que parecia montanha russa, paisagens incríveis, neve, estávamos praticamente nas nuvens e o tempo ajudando , so um pouco frio e algum vento.

Todos inteiros, e so alguma dores ocasionais.

Abraços a todos.

















---------------------------------------------

Albergue de Saint Jean Pied Port - Passeio Virtual



Visualizar Caminho Santiago em um mapa maior

---------------------------------------

No caminho - Pirineus - Passeio Virtual


Visualizar Caminho Santiago em um mapa maior

------------------------------------------

Albergue de Roncesvalles



Visualizar Caminho Santiago em um mapa maior

------------------------------------------

Mapa do Camimho



Visualizar Caminho Santiago em um mapa maior

Nenhum comentário: